Cursos a Distância com Certificado pelo MEC

Saiba como o EAD está revolucionando o mercado... Conheça alguns cursos a distância, certificados pelo MEC!


A Educação à Distância vem revolucionando o processo educacional mundial. Os cursos podem ser gratuitos ou pagos, mas todos tem em comum a necessidade de um bom acesso a internet. Várias faculdades renomadas possuem cursos á distância que você pode fazer, mas somente os melhores são regulamentos e podem emitir diplomas válidos. Por isso, confira como ter certeza quais são os cursos à distância com certificado pelo MEC.

Cursos a Distância com Certificado pelo MEC – Os cursos à distância tem algo em comum: uso do computador e internet. A educação à distância precisa também de muita disciplina. Não adianta somente ligar o computador e somente estudar para as provas. é preciso dedicação e sempre leitura do material de apoio (Foto: Divulgação)

Como saber se um curso é aprovado pelo MEC?

Saber que um curso é mesmo vinculado ao MEC é bem mais simples do que imagina. Is cursos certificados pelo Ministério da Educação podem ser consultados sem que você saia de casa. Já faz algum que o MEC colocou no ar o site Cadastro das Instituições de Ensino Superior, aonde você pode verificar com facilidade mais dados sobre instituições e cursos superiores de ensino.

Antes de fazer o vestibular é necessário verificar antes se a instituição  é credenciada ao Ministério da Educação. Porque depois que estiver na faculdade o valor pago é perdido praticamente. Por isso é necessário fazer essa consulta antes de ingressar no curso superior.

Por meio do site www.educacao.superior.inep.gov.br você pode verificar se ainda vai encontrar explicações se a instituição é mesmo credenciada ao Ministério da Educação com autorização e reconhecimento dos cursos do Ministério da Educação.

Nesse site você pode pesquisar também as faculdades que ministram o curso que deseja fazer.  Lá você encontra também endereços, telefones e as notas que a faculdade teve do MEC nos cursos que tem aulas.

Se por acaso a instituição não tiver credenciamento no Ministério da Educação e mesmo assim estiver funcionando, essa faculdade é considerada irregular e não pode emitir um diploma válido.

Cursos a Distância com Certificado pelo MEC – O Ministério da Educação tem como função fiscalizar as instituições de ensino no Brasil. Seja particular ou pública é o MEC que sempre fiscaliza. Os cursos gratuitos ou pagos são fiscalizados e somente os melhores , que seguem os critérios do MEC podem emitir certificação válida (Foto: Divulgação)

Cursos a Distância com Certificado pelo MEC

Um curso válido tem que ser testado e certificado pelo Ministério da Educação. São muitos os processos do MEC para certificar um curso, mas somente depois da formação da sua primeira turma esse certificado de verdade será validado. Por isso, entenda como funciona a certificação de cursos à distância por meio do Ministério da Educação.

A educação à distância é usada como ferramenta para levar conhecimento. Mesmo as pessoas que estão longe, em locais com dificuldade de acesso, podem fazer um curso à distância. Além disso, com o baixo custo de faculdades à distância os cursos ficaram mais acessíveis. Por isso e muito mais vale a pena fazer um curso certificado pelo Ministério da Educação (Foto: Divulgação)

Vantagens de fazer um curso à distância

Não faz muito tempo as pessoas torciam o nariz para um curso à distância. Mas também não faz muito tempo que grandes universidades pelo mundo começaram a ministrar aulas à distância. O sistema funciona, mas é necessário que o aluno entenda que estar longe do seu professores e sala de aula exige mais sacrifícios.

A falsa ideia de estudar de casa com conforto pleno causa uma confusão comum na educação à distância. As pessoas que iniciam nesse processo de educação sem sair de casa acham que tudo é válido. Que pode estudar e ao mesmo tempo escutar música alta ou ficar pausando para mexer no celular, já que ninguém se quem está olhando.

Na verdade a educação à distância é complicada justamente por conta dessa organização. Não existe ninguém te fiscalizando, mas você precisa sempre estar de olho para não perder tempo e conteúdo. Basicamente a educação à distância trabalha com um bom conteúdo e cronograma.

Existe data de entrega para absolutamente tudo. É necessário empenho e dedicação para isso. O bom conteúdo do material de apoio é essencial para que consiga ter acesso ao material de maneira geral. Mas é necessário focar e estudar de verdade e não somente quando tiver uma avaliação.

A educação à distância é muito importante porque colocou em contato com o estudo pessoas que jamais teriam essa possibilidade. A pessoas que estuda por meio da EAD pode fazer isso em qualquer lugar, só precisa de internet e um computador.

A educação à distância também ficou famosa por baratear o custo e tornar possível que mais pessoas tenha acesso. Uma faculdade aonde é necessário manter salas de aula, professores, funcionários administrativos e de limpeza com certeza vai custar mais do que uma que funciona somente em um ambiente digital.

Por todos esses motivos recomendamos sim uma faculdade á distância. No entanto, consultar se a instituição está cadastrada e aprovada no MEC é essencial. Estudar em um curso que não está vinculado ao MEC faz com que você acabe tendo problemas no momento de se colocar ao mercado de trabalho.

Infelizmente existem mais instituições do que gostaríamos que estão fazendo isso. Oferecem cursos sem validação do Ministério da Educação e depois seus estudantes não conseguem se inserir no mercado. Para não jogar o seu dinheiro no lixo é recomendado uma pesquisa antes de começar qualquer curso, ainda mais á distância.

Os cursos à distância são complicados porque a fiscalização é mais complexa no sentido de que a pessoa tende a ter problemas de fiscalizar algo que está longe do alcance dos seus olhos. Mas nada é impossível, tenha atenção com isso.

Para mais informações sobre cursos à distância faça uma pesquisa rápida no site do Ministério da Educação. A pesquisa junto a faculdade que deseja cursar também é recomendada. Pesquise sempre antes de fazer qualquer curso para não entrar em uma roubada. E no caso de faculdades à distância pesquise na internet também e confira se não tem nenhum problema com a instituição.

Curta o Japplo no Facebook!